O Papel do Designer nos Novos Meios de Comunicação

quarta-feira, 28 de outubro de 2009 às 13:13
Estamos vivendo uma revolução na área da informação onde o usuario, com a ajuda das ferramentas da web, cada vez mais busca e cria seu conteúdo personalizado. Cada um busca, se informa e aprende o que lhe elhe convém. Isso é resultado da lenta porém inevitável popularização da tecnologia como computadores, celulares e media players.
Podemos constatar que os grandes meios de comunicação(manipulação) de massa estão buscando manter e ampliar seu público expandindo suas atividades em seus portais na internet, redes sociais e afins.
O que se vê é uma briga acirrada entre as grandes corporações para possuir os exemplos de sucesso, afinal os donos da informação conseguem poder. E o grande alvo do momento é o twiter, que todas marcas famosas possuem. E é uma ferramenta eficaz para a proposta estabelicida para este público alvo.
O papel do designer nesse novo cenário é descobrir novos meios de atingir o usuário, talvez - e certamente - aprimorando e renovando as ferramentas atuais.

por Ramiro

quinta-feira, 22 de outubro de 2009 às 09:07

respota

terça-feira, 20 de outubro de 2009 às 20:00

1-Questão

Krishna que seria um avatar de vishnu, Skanda shashti deus da natureza

Pertence a mitologia indiana ou indu,

O azul porque krishna seria uma encarnação de vishnu e é humano, o rosa skanda é um deus legitimo

O Pavão simboliza Símbolo da dignidade e beleza

O cisne é um símbolo de discriminação espiritual

O cervo é associado à árvore da vida, compaixão, doçura, dança dos ciclos de renovação da natureza, emblema crístico de luz, fecundidade, gentileza, renovação.

2-Questão

Jesus cristo e Krishna

Jesus mitologia judaica, Krishna mitologia indu

Jesus é rosa foi desenhado pela cultura ocidental modo de ver as pessoas

Krishna é azul por ser uma encarnação é desenhado segundo cultura indiana.

Porque os dois são encarnação de um deus e andam sobre as águas

3-Questão

São Jorge e o dragão

Mitologia cristã, católica romana

Segundo a história para defender a vida de uma princesa onde o dragão exigia uma donzela em seu sacrifício, são Jorge ficou sabendo e foi derrota-lo de baixo de um juramento do rei onde todos se converteriam para o cristianismo.

A estética por Ramiro Vidigal

quinta-feira, 1 de outubro de 2009 às 16:39
Aprendi que a estética está totalmente ligada ao design, mexendo principalmente com o emocional do expectador, fazendo com que exista uma delimitação entre o que é interessante e o que não é, o que é belo, atraente, como saber o que é belo, antigamente as pessoas achavam que o belo era bom e o feio era mal, hoje nós sabemos que muitas das vezes pode ser ao contrario, isso tudo esta ligado ao nosso consciente de saber distinguir as coisas, foi mostrado em sala de aula vários desenhos de antigamente, remetendo-nos a estética da época, fazendo o contraste entre o mocinho e o bandido, foi mostrado também fotos como a da Juliana Paes com photoshop tanto mais gorda quanto melhorada, para nos remeter ao belo, a estética, mostrando-nos o efeito gerado no nosso dia-a-dia.
Foi mostrado também as várias versões de dublagem do "He-Man" que sofrem uma mudança muita drástica de país pra país mostrando-nos as diferenças culturais de cada país, como cada lugar do mundo aceita o herói de forma diferente.
Concluo que devemos aprimorar cada vez mais para que possamos entender o que acontece com o mundo na visão da estética, levando em consideração todos os quesitos como o próprio expectador que reage de que cada maneira diante de uma situação diferente e que cada indivíduo possui sua bagagem de informação, que é essencial para que haja comunicação, entendimento diante de uma situação bela ou não.

A estética segundo João Vitor

às 16:37
A estética é definida como um estudo filosófico sobre o conceito de belo, foi iniciado com Platão que definiu o belo como algo perfeito e imutável, tudo que não estivesse dentro deste padrão o que era quase impossível era taxado de feio ou sem valor, depois de Platão veio Aristóteles com uma filosofia diferente onde o belo passava a ser humano e deixava a perfeição; Aristóteles defendia um conceito da expressão sensível do ser humano em questão da beleza onde cada ser demonstra uma sensibilidade diferente ligada à natureza humana.
O estudo sobre a estética nos levar perceber que tudo segue uma mesma tendência que começou com Platão que assumiu um padrão entre a estética mundial sobre tudo nos personagens onde em sua grande maioria é baseado na mitologia grega com traços perfeito, bonitos e fortes que nunca se destrói isso acontece mais nos quadrinhos americanos; com este padrão estético as mulheres sofrem muito, pois querem a todo custo esta dentro deste padrão, um padrão que quase não se ver nas ruas porque quase ninguém tem uma beleza igual a que é pregada na propaganda, pois se olharmos com os olhos da mídia ninguém na rua é bonito logo ninguém seria feliz seriamos todos insatisfeitos consigo mesmo já que nasceu fora deste padrão.
Com as aulas de estética pode se observa que a estética é algo imposto em sua grande maioria e que as pessoas não percebe já que não tem conhecimento sobre sua mente, o estudo sobre a estética nos abre novos caminhos, outro jeito de ver as coisas quebrando preconceito e dogmas criados pela mídia e sociedade.

Um papo sobre estética

às 16:18

Olá! Meu nome é Marcos Marcelino e estou no 6° período do curso de design.

Vamos bater um papo junto com meus colegas sobre Estética: O que significa, sua importância e suas aplicações. Vamos lá!

A estética de um produto pode ser descrita como o conjunto de características que lhe conferem o atrativo para um determinado público alvo. Quando falamos em produto, pode ser tanto um objeto, quanto vídeos, músicas ou peças gráficas como revistas ou roupas.

Se sairmos do plano mais superficial e analisarmos ou pouco, cada um desses diferentes tipos de produto tem cada qual um conjunto de fatores que estão ali não por acaso, mas para compor um cenário que cumprirá uma função (agradar, desagradar, surpreender...) de acordo com o objetivo do seu criador.

Provavelmente, o melhor lugar para demonstrarmos o poder dos elementos estéticos seja nos filmes e programas de TV em geral, que usam imagem, som, história e personagens, que juntamente com a época e local de exibição, determinam o seu sucesso ou fracasso.

Por exemplo, podemos ver frequentemente que alguns desenhos animados procuram usar personagens que se assemelhem a personalidades da música e do cinema, buscando pegar carona nos hits do momento. Se quisermos ampliar esse leque de possíveis espectadores, mesclamos características de vários lugares; Tudo influencia: a roupa, o temperamento, a idade, qual é a interação entre os participantes.

Outro fator é a história, e como ela é contada, com seus elementos, imagens e cenários. A iluminação, a dinâmica o movimento e ângulos de perspectiva tanto ótica quanto intelectual, tudo influi.

Por último, mas também importantíssimo é o som, não só a trilha sonora, mas cada elemento como vozes e barulhos, influi diretamente na reação com o espectador.

É certo que seja em produtos gráficos ou não as combinações mais estranhas ou mesmo clichês, quando bem arquitetadas, podem se tornar grandes sucessos.