Olá! Meu nome é Marcos Marcelino e estou no 6° período do curso de design.
Vamos bater um papo junto com meus colegas sobre Estética: O que significa, sua importância e suas aplicações. Vamos lá!
A estética de um produto pode ser descrita como o conjunto de características que lhe conferem o atrativo para um determinado público alvo. Quando falamos em produto, pode ser tanto um objeto, quanto vídeos, músicas ou peças gráficas como revistas ou roupas.
Se sairmos do plano mais superficial e analisarmos ou pouco, cada um desses diferentes tipos de produto tem cada qual um conjunto de fatores que estão ali não por acaso, mas para compor um cenário que cumprirá uma função (agradar, desagradar, surpreender...) de acordo com o objetivo do seu criador.
Provavelmente, o melhor lugar para demonstrarmos o poder dos elementos estéticos seja nos filmes e programas de TV em geral, que usam imagem, som, história e personagens, que juntamente com a época e local de exibição, determinam o seu sucesso ou fracasso.
Por exemplo, podemos ver frequentemente que alguns desenhos animados procuram usar personagens que se assemelhem a personalidades da música e do cinema, buscando pegar carona nos hits do momento. Se quisermos ampliar esse leque de possíveis espectadores, mesclamos características de vários lugares; Tudo influencia: a roupa, o temperamento, a idade, qual é a interação entre os participantes.
Outro fator é a história, e como ela é contada, com seus elementos, imagens e cenários. A iluminação, a dinâmica o movimento e ângulos de perspectiva tanto ótica quanto intelectual, tudo influi.
Por último, mas também importantíssimo é o som, não só a trilha sonora, mas cada elemento como vozes e barulhos, influi diretamente na reação com o espectador.
É certo que seja em produtos gráficos ou não as combinações mais estranhas ou mesmo clichês, quando bem arquitetadas, podem se tornar grandes sucessos.
0 comentários